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Soft Skills: O Diferencial para Quem Está em Transição para a Gestão.  

A tão almejada promoção chegou, mas você agora se depara com grandes desafios. O que muitos descobrem rapidamente é que as habilidades técnicas que os levaram até ali já não são mais suficientes para o sucesso nessa nova posição. O verdadeiro diferencial para quem está em transição para a gestão são as soft skills – as habilidades interpessoais e comportamentais que tornam um líder eficaz. 

Enquanto as hard skills (habilidades técnicas) garantem o conhecimento necessário para a execução das tarefas, as soft skills permitem que um gestor conduza pessoas, resolva conflitos, tome decisões estratégicas e inspire sua equipe. Afinal, gestão é, antes de tudo, sobre pessoas. E quando falamos em pessoas, é preciso desenvolver uma liderança forte, mas que também leve em conta as necessidades dos liderados. Para isto é essencial aprender e exercitar habilidades novas que vão facilitar a sua gestão. 

Saber reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, assim como compreender as dos outros, é fundamental para um líder que deseja criar um ambiente de trabalho equilibrado e produtivo. Desenvolver sua inteligência emocional e empatia, ter um olhar apurado para o outro é que vai te ajudar neste caminho. Entender as necessidades do time e fomentar a colaboração cria um ambiente de trabalho em equipe mais produtivo e harmonioso. E ao lidar com a equipe, divergências surgirão. Saber lidar com estas divergências de maneira justa e estratégica é que vai garantir uma boa gestão de conflitos

A capacidade de se expressar com clareza e ouvir ativamente evita mal-entendidos e promove um time mais alinhado e motivado. Uma comunicação eficiente leva o time a um mesmo objetivo gerando resultados de forma mais rápida. Além de se comunicar de forma mais eficiente, um gestor precisa inspirar sua equipe, motivar e influenciar positivamente sem precisar recorrer ao autoritarismo.  Liderança é influência, e um gestor que não consegue influenciar sua equipe vai ter que lidar com baixo engajamento, resistência a mudanças, falta de alinhamento e resultados abaixo do esperado. 

A capacidade de avaliar cenários, ponderar riscos e tomar decisões assertivas é uma das qualidades mais valorizadas em um líder. A insegurança no início da gestão pode te travar e fazer com que você adie o processo de tomada de decisão. Esta atitude traz ineficiência no trabalho da equipe, atrasos e deixa sua área vulnerável. Apure as informações que tem no momento, busque fatos e dados essenciais para decidir e decida o melhor curso de ação. Você pode não ter tudo que precisa para decidir, mas assumir riscos também faz parte do seu papel. E por falar em avaliação de cenários, estes estão em constante mudança, e um bom gestor precisa ser flexível, aprender com desafios e se adaptar rapidamente. Adaptabilidade e resiliência são as habilidades chave para enfrentar mudanças no mercado e no cenário corporativo. 

Para desenvolver soft skills é necessário buscar autoconhecimento, entender suas forças e pontos de melhoria, buscar feedbacks, praticar a escuta ativa dando atenção genuína às pessoas, exercitar a inteligência emocional controlando seus impulsos e mantendo a calma em momentos de pressão. Investir na sua capacitação através de treinamentos e workshops aceleram o seu desenvolvimento interpessoal. A B2Lider tem o programa Neolider para novos gestores, acesse nossa página www.b2lider.com.br/neolider e venha conhecer. 

Suas atitudes influenciam diretamente a cultura do time. Seja o líder que você gostaria de ter! 

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